Pressurização de Escada
Sistema de pressurização de Escada de Emergência
A pressurização de escada de emergência trata-se de um sistema de ventilação mecânica. Para a pressurização das escadas de edifícios verticais é necessária a instalação do conjunto de moto ventiladores, que insufla o ar na caixa de escada mantendo uma pressão de 40 a 60 pa, com a finalidade evitar a infiltração de fumaça na eventualidade de incêndio.
O sistema é composto por um ventilador com motor elétrico, montado em compartimento isolado, o ar externo é captado por veneziana de tomada de ar externo provida de filtro de partículas, o insuflamento do ar para a escada de emergência é realizado através do duto de descarga de ar, a partir do ventilador.
O Sistema de pressurização pode ser acionado manualmente ou através dos sistemas e dispositivos descritos a seguir:
- Automaticamente, através de sistema de detecção de incêndio;
- Manualmente, através de botoeira, instalado na portaria do edifício;
- Manualmente, diretamente no quadro elétrico do ventilador.
O balanceamento da pressão de ar requerida na escada é controlado através de dampers manuais e automáticos devidamente dimensionados, instalado na descarga do ventilador e no topo da escada.
O Sistema de Pressurização instalado pela SMH Sistemas® está em conformidade com as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR 9077 e Instrução técnica do Corpo de Bombeiros – IT – CB 13/01.