Dutos de Ar Condicionado


Duto convencional

Todos os dutos são cuidadosamente fabricados em chapas de aço galvanizado; nas bitolas recomendadas pela NBR-6041 da ABNT, obedecendo em princípio às medidas do respectivo desenho, obtendo uma construção rígida e sólida, limpa, sem distorções e deflexões entre os suportes.

  • As conexões entre os dutos e os equipamentos são flexíveis a fim de não transmitirem vibrações.
  • Os dutos são isolados com placas de poliestireno expandido ou manta de lã de vidro com revestimento de papel alumínio com espessura de 1″.
  • O acabamento do isolamento é em cantoneiras corridas de chapas galvanizadas, fixadas por parafusos auto-atarrachantes nos cantos dos dutos.
  • Todos os dutos são à prova de vazamento de ar, de acordo com os desenhos e especificações.
  • A construção dos dutos é da mais alta qualidade.

As fixações e sustentações são feitas por cantoneiras ou ferro chato, fixados às lajes ou vigas por meio de pinos e porcas Walsywa, Hilti ou similar.
Todas as derivações de ramais são providas de defletores móveis para regulagem das vazões.
Todas as curvas possuem veias direcionais fixas.

Duto aparente

Os dutos espiralados de seção circular e acessórios são fabricados conforme a norma NBR 6401, em chapa galvanizada, alumínio ou aço inoxidável. Os dutos espiralados de seção oval e acessórios são produzidos a partir dos dutos espiralados de seção circular, com espessuras de chapas padronizadas ou na linha leve com espessuras menores.

Dutos de tecido – (Têxtil)

Conforto térmico e beleza na distribuição do ar da sua empresa.

Os Dutos Têxteis são a solução ideal para as demandas de Ar-condicionado e Resfriadores Evaporativos, Com instalação simples e muito prática, o sistema de dutos fornece uma maior qualidade do ar e bem estar no ambiente de sua empresa.

Os dutos têxteis são a solução efetiva para os problemas ligados ao meio ambiente e ao clima interior em grande parte de locais de trabalho. Os métodos de fornecimento utilizados podem ser aplicados para quase todos os tipos de trabalho tratando-se de uma questão de resfriamento, ventilação ou aquecimento. A ideia original de utilização de dutos têxteis foi baseada num conceito geral que foi desenvolvido em colaboração com a indústria de alimentos nos anos 70. Estes são os dutos hoje conhecidos como os “Dutos têxteis circulares”.

Dutos Têxteis para Climatização de Ambientes

Um novo conceito em climatização de ambientes onde há permanência de pessoas, melhorando a sensação de conforto térmico além da qualidade e distribuição do ar.
Na Europa e Estados Unidos este sistema já é largamente utilizado, tanto na refrigeração industrial quanto comercial. Seja para aquecer ou resfriar um ambiente os Dutos Têxteis apresentam a mesma eficiência, com a vantagem adicional de atenuar ruídos.
A possibilidade de substituição de Dutos metálicos da instalação de Ar-condicionado por Dutos infláveis de Tecido proporciona um menor custo de manutenção da qualidade do ar recirculante.

APLICAÇÕES

  • Instalações Centrais: Em sistemas de ar condicionado central onde a limpeza dos Dutos de distribuição de ar é sempre difícil e onerosa, os Dutos de tecido substituem com vantagem os dutos metálicos com menor custo de instalação e manutenção por metro linear.
  • As grelhas de saída de um sistema de dutos tradicionais apresentam por vezes velocidades do ar que, dependendo do pé-direito do ambiente, podem proporcionar desconforto térmico. Como em Dutos Têxteis a distribuição do ar é feita em toda a superfície do tecido, a velocidade do ar é imperceptível e igualmente distribuída em toda a sua extensão.
  • Supermercados, galpões, lojas, e até ambientes menores também oferecem grande aplicabilidade ao sistema, já que os Dutos em Tecido eliminam o transtorno da obrigatoriedade da limpeza, comum a dutos metálicos.
  • Instalações descentralizadas: Para contornar a má distribuição do ar e o desconforto causado pela ventilação direta em ambientes climatizados por vários evaporadores ou desumidificadores, a refrigeração industrial recentemente também lançou mão do recurso de adaptar nos ventiladores (D) Dutos infláveis em tecido, suspensos no teto por meio de alças e tirantes (B) que deslizam em longarinas metálicas ou cabos (A).

CARACTERÍSTICAS

  • 100% fibra sintética: Material extremamente leve, resistente, livre de condensação, inibindo a proliferação de bactérias e fungos mesmo com Umidade Relativa do ar (UR) a 95%.
  • Lavável: de fácil higienização, necessitando somente produtos e utensílios comuns às lavagens de roupa (sabão em pó e máquina de lavar), eliminando a necessidade de equipamentos especiais para a remoção de sujeira, como os conhecidos “robôs”, utilizados em limpeza de dutos de ventilação metálicos, proporcionando um baixíssimo custo de manutenção.
  • Permeável ao ar: mas com grau de retenção suficiente para manter o duto inflado em formato sempre cilíndrico (ou semicilíndrico), com uma pressão estática constante.
  • Diversas cores: uma ampla carta de cores permite uma composição harmônica com o ambiente, auxiliando a estética.
  • Qualidade do ar: todos os resíduos maiores que a trama do tecido permanecerão dentro do duto, realizando assim uma pré-filtragem e, conseqüentemente, resultando em um ar mais limpo.
  • Fácil instalação: permitindo a instalação em poucas horas, praticamente sem demandar modificações na infraestrutura. Resume-se basicamente na fixação de cabos de aço ou longarinas rentes ao teto por onde são suspensos os tirantes que mantem o duto na posição e na altura desejadas (Figura 6 A/B).
  • Tecido Antichama: Opção que torna o Duto Têxtil não inflamável, oferecendo total segurança contra incêndios.

INSTALAÇÕES & ADAPTAÇÕES

Refrigeração Industrial: Em evaporadores e “fan-coils” já instalados, o levantamento dos dados relativos ao equipamento, dimensões e temperatura requerida do ambiente, bem como outros dados prévios, comuns aos levantamentos de cargas térmicas, determinam o dimencionamento dos dutos e eventual adaptação da ventilação.
Quando tais levantamentos apontam para a necessidade de adaptações, as modificações a serem feitas consistem, basicamente, na modificação de hélices, bocais e/ou motores dos ventiladores, que terão novas vazões e pressões estáticas compatíveis às novas condições exigidas.

Refrigeração Comercial: Guardadas as devidas diferenças de uma instalação industrial, também se faz necessário o levantamento das condições exigidas pelo ambiente a ser climatizado. Estes dados definirão as características do duto a ser instalado, além de levar em consideração características estéticas como cor predominante e altura do pé-direito.

  • Figura 6 A/B: A altura do pé-direito é importante na determinação do formato e dos pontos de fixação do duto.
  • Na implantação de instalações novas, para ambos os casos, basta incorporar ao projeto o conceito de distribuição do ar ventilado por DUTOS TÊXTEIS.
  • Duto Flexível
  • O duto flexível interno é de poliéster aluminizado, isolado com manta de lã de vidro de 25 mm e revestido por uma capa de poliéster, formando uma eficiente barreira de vapor.
  • Usado em instalações de ar condicionado que exigem uma eficiente barreira de vapor, evitando condensações.

Especificações

Diâmetros:4, 5, 6, 10, 12, 14,16 e 18
Temperatura de uso: -30°C à +120°C
Vel. máxima do ar:25 m/s

Orçamento